Bib Transcol

 

Com o desejo de possibilitar o acesso à leitura a um número diverso e mais amplo de cidadãos capixabas, a Biblioteca Pública do Espírito Santo, por meio da SECULT, propôs a formação de uma parceria entre o Governo do Estado, CETURB-GV, o terceiro setor e a iniciativa privada, dando origem ao Projeto Biblioteca TRANSCOL.

 Implantada desde 2007, a BibTranscol atende à população que circula diariamente em todos os terminais de ônibus do Sistema Transcol, que são 10 e estão localizados na Grande Vitória: 

  • Serra: Terminais de Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina;
  • Vila Velha: Terminais de Vila Velha, Itaparica, Ibes e São Torquato;
  • Cariacica: Terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande. 

Segundo dados da CETURB-ES, o número de pessoas que usam os terminais mensalmente está em torno de 17 milhões de usuários somados os 10 terminais, sendo a média de circulação de 1 milhão e 700 mil pessoas por terminal. 

Cada módulo do BibTranscol possui os seguintes serviços: 

  • Aproximadamente 20 mil obras bibliográficas de literatura e auto-ajuda no total dos 10 módulos;
  • Cadastro de usuário;
  • Acesso on-line/remoto ao acervo através do link http//bibtranscolbpes.es.gov.br;
  • Empréstimos, devoluções, renovações e recebimento de doações de obras;
  • Acesso gratuito à internet;
  • Orientação de cursos de tecnologia gratuitos em plataforma on-line. 

A relevância social da Biblioteca Transcol, um dos projetos da Divisão Itinerante da Biblioteca Pública do Espírito Santo, se verifica pelos resultados obtidos ao longo dos anos, desde sua implantação, sendo mais de 27 mil usuários cadastrados e média de 200 mil serviços realizados por ano à população que diariamente circula por esses terminais. 

A população usuária dos terminais tem a oportunidade de ter acesso aos livros, ampliando as formas de entretenimento e lazer e as possibilidades de obter informação e conhecimento.

 Tornando o livro e a biblioteca acessíveis, contribuímos para que o acesso à informação e ao conhecimento seja de fato um dos mais eficientes investimentos para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Contato da Coordenação: bpes.bibtranscol@secult.es.gov.br

Acesso on-line ao acervo: http//bibtranscolbpes.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard