16/04/2024 16h13

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta-feira (19) em Aracruz

A partir desta sexta-feira (19) até domingo (21), acontece a Festa da Resistência Indígena 2024, na aldeia Caieiras Velha, no município de Aracruz. Com o tema "Xe Taba i porang, xe anama turusú", o evento representa um ato de celebração à cultura e à luta dos Tupinikim e Guarani no Espírito Santo.

Durante os três dias de duração, o evento vai contar com demonstrações culturais por meio de danças, cantos, artesanatos e exposições que destacam as lutas e conquistas dessas populações. Além disso, líderes comunitários discutem os desafios enfrentados, incluindo ameaças legislativas aos direitos territoriais dos indígenas.

As atividades incluem jogos tradicionais indígenas, com competições de campeonato de arco e flecha, corrida de tora, luta corporal, arremesso de lança, cabo de guerra, entre outros. A festa também contará com apresentações escolares e oficinas de artesanato e pintura corporal.

“A Festa da Resistência dos povos indígenas é um momento de encontro e reflexão, de trazer à memória das lutas, vivências, conquistas e desafios que ainda persistem ano após ano, como também um tempo de dar um grito para a sociedade no sentido de afirmar que os povos Indígenas existem”, destacou Jocelino da Silveira (cujo nome em Tupi é Ka'arondara), coordenador de planejamento do projeto.

A festividade foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de editais da Secretaria da Cultura (Secult).

Programação:

19/04 (sexta-feira)

8h - Abertura da feira e café da manhã

9h30 - Apresentações Culturais

10h - Apresentações das escolas

14h - Oficinas

16h - Apresentações culturais

19h - Desfile garoto a garota indígena

19h30 - Noite cultural

22h - Shows com Kaymuã e Jhow Queiroz

20/04 (sábado)

9h30 - Apresentações Culturais