10/04/2024 15h49

Exposição da Escola de Fotógrafos Cegos será aberta ao público em São Mateus a partir desta sexta-feira (12)

Foto de Jarlison Gradiman para a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”

A exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” pega a estrada para apresentar a outras regiões do Espírito Santo as produções realizadas por 12 fotógrafos cegos capixabas. Os tótens com 32 imagens – que, anteriormente, ficaram em exibição no Parque Moscoso, em Vitória, entre maio e junho de 2023 – agora chegam a São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. 

A primeira cidade a receber a exposição da Escola de Fotógrafos Cegos é São Mateus, onde será inaugurada nesta sexta-feira (12), no Centro Cultural Amélia Boroto. As fotografias retroiluminadas, fixadas em tótens de grande dimensão, estarão expostas em área externa aberta ao público durante o período de um mês. 

A exposição é o resultado de oito meses da oficina de fotografia e das saídas fotográficas da Escola de Fotógrafos Cegos, projeto desenvolvido pela Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) na Grande Vitória.

Foto de Jonatas Sobral, que integra a mostraFoto de Jonatas Sobral, que integra a mostra

A estrutura montada para receber os visitantes contará com recursos de acessibilidade. Cada fotografia terá uma plaqueta com um QR code que direciona para as audiodescrições, recurso de acessibilidade para pessoas cegas. As 32 imagens são de autoria dos 12 fotógrafos cegos que foram selecionados entre julho e agosto de 2022. A curadoria de “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” foi feita pela artista Bárbara Bragato. 

A itinerância desse trabalho da Escola de Fotógrafos Cegos é fruto da iniciativa da Soca Brasil, com patrocínio da ES Gás, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e com apoio cultural do Grupo Energisa. 

Além das visitas guiadas à exposição voltadas a alunos dos ensinos fundamental e médio e ao público em geral, também haverá oficina de fotografia e rodas de conversa com os fotógrafos cegos sobre a forma de cada um fotografar, perceber o mundo e experienciar o seu ato fotográfico. 

Já estão abertos os agendamentos para São Mateus e Linhares. Quem estiver interessado em levar um grupo de pessoas para visitar a exposição precisa contactar o produtor local, Marcelo Oliveira, pelo WhatsApp no número (27) 99784-8010.

Foto de Sayonara Reis, também integrante da Escola de Fotógrafos CegosFoto de Sayonara Reis, também integrante da Escola de Fotógrafos Cegos

 

Novos olhares

Além disso, a Escola de Fotógrafos Cegos já está organizando sua próxima exposição, “Novos Olhares: Territórios”, com uma nova curadoria de imagens, a ser inaugurada em setembro deste ano em cinco pontos de Vila Velha. Serão selecionadas 72 imagens que não estiveram presentes na mostra “Quando Fecho Os Olhos Vejo Mais Perto”.

Nesse segundo processo formativo, cada fotógrafo cego aprofunda a relação com sua obra e constrói narrativas sobre sua produção, a partir das oficinas e da metodologia desenvolvida pela Cia Poéticas da Cena Contemporânea. A mentoria do projeto, bem como o recorte curatorial das imagens, fica por conta da artista Rejane Arruda. 

“Novos Olhares: Territórios” tem patrocínio da ES Gás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura (Minc), e da Lei de Incentivo a Cultura Capixaba (LICC), da Secult, além de apoio do Grupo Energisa.

 

ITINERÂNCIA DA ESCOLA DE FOTÓGRAFOS CEGOS

Exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”

SÃO MATEUS

Inauguração: 12 de abril, às 19 horas

Local: Centro Cultural Amélia Boroto, Rua João Pinto Bandeira, 74, Carapina, São Mateus

Aberta ao público até 12 de maio, das 7h às 21h

Agendamentos para grupos: (27) 99784-8010 – produtor local Marcelo Oliveira.

LINHARES

Inauguração: 17 de maio, às 19 horas

Local: Praça 22 de Agosto, Centro, Linhares

Aberta ao público até 17 de junho, das 7h às 22h

Agendamentos para grupos: (27) 99784-8010 – produtor local Marcelo Oliveira.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Inauguração: 20 de junho, às 19 horas

Aberta ao público até 21 de julho, das 7h às 22h

COLATINA

Inauguração: 26 de julho, às 19 horas

Aberta ao público até 25 de agosto, das 7h às 22h

Agendamentos para grupos: (27) 99784-8010 – produtor local Marcelo Oliveira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard