19/04/2024 11h08

Escritores e leitores capixabas têm encontro marcado em Guaçuí entre os dias 22 e 24 de abril

‌A Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realiza, entre a próxima segunda-feira (22) e quarta-feira (24), o Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí, em comemoração ao Dia do Livro — 23 de abril. Destinado a estudantes de todas as idades, o evento visa a estimular a leitura, proporcionando o contato com a literatura capixaba em temas atuais e históricos, além de apresentar diferentes perspectivas narrativas sobre relações sociais no Espírito Santo.

A programação inclui encontros com autores, palestras, debates, painéis, rodas de conversa, apresentações de teatro, música, saraus, contação de histórias, sessões de autógrafos e outras manifestações.

A primeira edição do evento ocorreu em 2023 como um encontro municipal, destacando as potencialidades da literatura local. Agora, o evento se expande para abarcar a produção literária de todo o Espírito Santo e passa a se chamar Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí.

A programação é gratuita e contará com a presença de duas editoras capixabas, Jordem e Cousa, da Região Metropolitana da Grande Vitória, representando a produção editorial capixaba. "Essas editoras participarão de dois painéis de debate e lançarão livros de seus autores", informa Carlos Ola, um dos diretores da entidade.

O Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí foi viabilizado pelo Edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Serviço:

Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí

Data: de 22 a 24 de abril

Local: Teatro Municipal Fernando Torres, Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, Centro, Guaçuí

22/04 (segunda-feira)

19h – Abertura Oficial

19h30 – Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

19h45 – Painel “Livro, literatura e leitura - literatura na escola”, com Neuza Possati e participação de Adriana Cassa.

‌

23/04 (terça-feira)

8h – Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

9h – Painel “A escrita feminina de Guaçuí”, com participação das escritoras da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura

10h30 – Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

14h – Projeto Caravana Combiousa, com lançamento de livro “As Aventuras de Sassá e Dudu no Caparaó Capixaba”

15h – Painel “Literatura e meio ambiente e o gênero romance na literatura” – Itinerância da Combiousa, com Sabrine Lino Pinto e Márcio Miranda Mores.

19h – Sarau Literário com participação de diversos escritores e artistas.

‌

24/04 (quarta-feira)

8h – Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

9h – Painel “A escrita criativa”, com Danyel Sueth e Júlia Barbosa Gonçalves

10h30 – Contação de história – A Roupa Nova do Imperador, com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

14h – Lançamento do livro: O Vale do Itabapoana – perspectivas e trajetórias familiares da história do sul capixaba (1820 – 1960), de Marcos Cândido Mendonça.

15h – Painel “A trajetória histórica e social nas narrativas documentais”, com Marcos Cândido Mendonça e Miguel Teodoro.

19h30 – Apresentação teatral do espetáculo Quarto de Despejo com o ator Euclides Franco.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br