16/04/2024 12h01

‘Elefantes’, livro de contos e poemas de Sidney Spacini tem lançamento no próximo sábado (20)

Já pensou naquele elefante na sala? Na tromba de um elefante? No fato de um bicho daquele tamanho ser herbívoro? “Elefantes”, livro de estreia do escritor Sidney Spacini traz essas e outras questões em forma de contos e poemas distribuídos em 97 páginas. O lançamento será realizado no próximo sábado (20), na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória, a partir das 15 horas, com entrada gratuita. Cada exemplar vai custar R$30 reais e o livro está disponível para venda on-line pelo site da Editora Maré (https://www.editoramare.com/contos/elefantes).

Sidney Spacini explica que o livro é sobre incômodos. “Espero que os leitores não se prendam só ao que está escrito, mas pensem no que podem trazer para sua própria realidade. Não são só elefantes literais que estão no livro. Eu tiro coisas pesadas e complicadas de dentro de mim por meio desses textos e transformo em metáfora, em ficção, em outra coisa. É um livro sobre incômodos: é um elefante que incomoda muita gente, o elefante da sala, o incômodo que está ali e pode ser transformado”, provoca o escritor.

Os contos e poemas trazem diversos eus-líricos: homens diferentes com incômodos diferentes que se encontram num mesmo encadernamento e em textos escritos entre 2009 e 2023. A capa, assinada por Paulo Victor de Souza Siqueira, mostra um homem de muitos braços com cabeça de elefante e signos como a coroa, a bebida, os sapatos, um machado, um círculo. Mais provocações, mais incômodos: na capa, o livro não traz nem o nome do autor, nem o título do livro. “Eu quero que a pessoa se sinta na obrigação de abrir para saber o que tem dentro, quero que esse livro seja aberto, lido”, enfatiza Spacini.
O livro “Elefantes” foi contemplado no Edital de Produção e Difusão de Obras Literárias da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Revelação

O escritor Sidney Spacini é mais um dos revelados pelo grupo Cronópio, capitaneado pelo escritor, cineasta e professor Erly Vieira Júnior, que, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre os anos 2009 e 2012, reuniu nomes já tarimbados, como Lívia Corbellari, João Chagas, Brunella Brunello, Isabella Mariano e Marcel Martinuzzo, que assina a apresentação do livro (talvez uma tréplica).

Martinuzzo, atualmente professor universitário no Amazonas e doutor em Letras, abre o livro com uma carta ao autor e aos leitores: “São contos e poemas que raramente têm alguma pretensão de beleza, no sentido mais recorrente do termo. Via de regra, a beleza que se espera é a que está na superfície, mas você inventou uma sinceridade nervosa para os seus narradores, deu a eles um humor febril e desbocado, palavras cruas e uma vontade genuína de comunhão com aquilo que há por baixo, por dentro, e que nem sempre é belo”, comentou.

Marcel Martinuzzo leu a primeira versão do livro, feita em 2011, e, na ocasião, perguntou ao escritor: “o que é um livro para você?”. A resposta vem no último conto do livro.

Serviço:

Lançamento do livro “Elefantes”, de Sidney Spacini

Data: Sábado, 20/04
Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim (Casarão Cerqueira Lima), Rua São Gonçalo, 23, Centro, Vitória.

Horário: a partir das 15 horas

Valor dos Exemplares: R$ 30,00