11/04/2024 13h15

Biblioteca Pública do Espírito Santo recebe quatro encontros de clubes de leitura em abril

Quatro clubes de leitura promovem encontros na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória, neste mês de abril. Toda a programação é aberta ao público, tendo a cada encontro uma obra ou gênero literário no centro da conversa.

O Clube do Livro de Vitória é o primeiro e mais antigo dos quatro. Formado há 26 anos, o grupo escolheu para o encontro que acontece nesta quinta-feira (11), às 15h, o clássico “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, lançado em 1967 e ainda hoje celebrado como um dos marcos da literatura latino-americana.

O segundo clube de leitura marca a chegada de um novo grupo literário à BPES. O Clube de Leitura Ítalo Calvino passa a se reunir no espaço, com encontros mensais. Para a reunião deste mês, o romance escolhido é “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior, um dos livros mais festejados da literatura brasileira dos últimos tempos. A reunião acontece neste sábado (13).

“É uma obra magnífica, premiada e finalista de outros prêmios, como o importante International Booker Prize. Portanto, a expectativa é de uma reunião muito bacana”, afirma uma das organizadoras, Adriana Zandonade. Segundo ela, ao longo de 14 anos, o grupo se reuniu sem sede fixa, e a chegada à BPES deu novo ânimo aos participantes. “A nova sede lança um desafio ao grupo, cujas reuniões passam a ser abertas aos que desejarem participar”, avalia.

 

Capixabas e Mulheres

Os outros grupos têm recortes muito específicos. O Clube de Leitura Leia Capixabas destaca livros produzidos no Espírito Santo, enquanto o Leia Mulheres gira em torno de obras de autoria feminina. Os encontros estão marcados, respectivamente, para os dias 20 e 27 de abril. 

O Leia Capixabas escolhe um gênero a cada mês. Os participantes podem trazer o livro que desejarem naquele gênero, com objetivo de compartilharem suas leituras com o grupo. Em abril, o gênero escolhido é a crônica. Por sua vez, o Leia Mulheres elegeu para a próxima roda de conversa o romance “O verão que mamãe teve olhos verdes”, de Tatiana Tibuleac.

 

Programação:

 

Clube do Livro de Vitória

Quando: 11/04 (quinta-feira)

Horário: às 15h

 

Clube de Leitura Ítalo Calvino

Quando: 13/04 (sábado)

Horário: às 14h30

 

Clube de Leitura Leia Capixabas

Quando: 20/04 (sábado)

Horário: às 14h

 

Clube de Leitura Leia Mulheres

Quando: 27/04 (sábado)

Horário: às 16h

 

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória

Mais informações: (27) 3137-9351

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard